Postagens

Mostrando postagens de março, 2024

Crítica composição luz e sombra: Mariana Silva Rodrigues

Imagem
 A composição das três imagens estão bem equilibradas e o uso da penumbra ao invés da luz extremamente branca é muito interessante. A sequência das fotos dá uma ideia de mistério e leveza que agrada bastante. O único ponto quanto a composição que incomoda é o "trincado" do objeto, que quebra um pouco a leveza das fotos. Por fim, meu único comentário quanto a composição do slide é que o texto está um pouco solto na imagem e se distancia do equilíbrio dos retângulos. que são iguais, por conta do espaço vazio.

Desenhos rápidos feitos na dinâmica em aula (árvore)

Imagem
  4 minutos     2 minutos 1 minuto 30 segundos 15 segundos 1 minuto e 30 segundos respectivamente

Objeto de Papel II e ensaio fotográfico (Luz e Sombra)

Imagem
 

Foto de luz e sombra produzida em aula

Imagem
 

Crítica Hall: Mariana Silva Rodrigues

Imagem
  Mariana Silva Rodrigues A perspectiva está maravilhosa - a escada é coerente e os objetos e estruturas mais distantes estão menores que os mais próximos. Além disso, a composição está bem equilibrada, uma vez que ao abstrair das formas do local, não vejo um excesso de cinza ou de branco. Minha observação é que senti falta de um sombreamento ou elemento que evidencie a existência do mezanino, já que senti que se misturou um pouco com o primeiro andar no canto superior direito.

Desenho feito na Praça da Liberdade: Palácio da Liberdade

Imagem
 

Desenho feito na Praça da Liberdade: Edifício Niemeyer

Imagem
 

Experiência na Praça da Liberdade

Imagem
Durante a visita, essas foram as minhas observações:   1. Elementos espaciais que achem interessantes: fonte na frente do coreto e a estrutura entorno do busto; 2. Apropriações das pessoas: descanso e conversa nos bancos, caminhada no entorno da praça, descanso na escada dos museus, venda de ambulantes na praça e pessoas bebendo água na fonte. 3. Alguma transformação que tenha deixado o lugar mais aberto ao uso: não identifiquei transformações que tenham deixado o lugar mais aberto, mas sim o paisagismo que delimitou os espaços de convívio para dificultar o acesso, além das cercas que fecham alguns espaços impedindo o uso do espaço público. A única transformação que penso que deixa o lugar mais convidativo ao uso é a iluminação e as instalações no Natal, situação que convida as pessoas à admirar e viver a praça. Foto da praça em dezembro de 2023 Quanto a minha experiência virtual, através do Google Street View, observo que a representação não é fiel a experiência na praça, principa...

Parágrafo "dialógico"

       A criação de um Conselho Revolucionário no texto “Animação cultural” de Flusser resume e discute problemáticas extremamente atuais quanto a interação humana com a tecnologia. Nesse sentido, um aspecto me chama atenção, que é a possibilidade dos objetos, no texto, serem capazes de realizar movimentos não-programados. Essa ideia é uma questão que gera debates, considerando que os humanos entendem ter pleno controle das máquinas, de seus códigos e, o mais duvidoso, de si mesmos. O debate gira entorno do entendimento de que as máquinas e programas podem apenas realizar as tarefas para as quais foram programadas, sem terem como ampliar suas “competências”. Essa ideia de grande parte das pessoas é uma certeza que está sendo refutada, tendo em vista o processo de Machine Learning . Ao entender esse aspecto, observa-se outra questão problemática, que é o tempo como produto, que é uma realidade horrível apresentada pelo documentário O dilema das redes. O filme escancar...

Desenho feito na Escola de Arquitetura: interno com um ponto de fuga (hall)

Imagem
 

Desenho feito na Escola de Arquitetura: externo com dois pontos de fuga

Imagem
 

Apresentação

Imagem
      Olá! Seja bem vindo ao meu blog. Meu nome é Marina Metzker Pifano de Melo e sou nascida e criada em Belo Horizonte - MG. A Arquitetura é um sonho idealizado desde criança por mim, e esse desejo vive junto comigo até hoje. O Urbanismo veio depois como uma possibilidade de intervir no que considero ineficiente na minha cidade. Será um prazer descobrir e explorar a Arquitetura através das minhas postagens!